Dicionário Corporativo

Confira as palavras de termos que deixam você pertubado na reunião de diretoria, ou nos cursos de aperfeiçoamento que participa.

  • Absenteísmo
    Falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde
  • Approach
    Abordagem
  • Avaliação 180 graus
    É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe
  • Avaliação 360 graus
    Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa
  • B2B
    Sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor
  • B2C
    Business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet
  • Benchmark
    Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas
  • Board
    Conselho diretor
  • Bônus
    Premiação em dinheiro concedida aos funcionários
  • Brainstorm: literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias
  • Branding
    É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa
  • Break even point
    O momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram
  • Breakthrough
    Trata-se de um avanço em determinada área
  • Briefing
    Todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação
  • Broad band
    Banda larga
  • Budget
    Orçamento
  • Business Plan
    Plano de negócios
  • Business Unit
    Unidade de Negócios
  • BUMO
    Sigla de Brand Used Most Often - refere à marca ou produto mais utilizado, ou mais frequente
  • Buying in
    Compra (de uma empresa, por exemplo)
  • C2C
    Customer to customer - venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre
  • Case
    Estudo de caso, normalmente abordado em empresas
  • Cash
    Dinheiro vivo
  • CEO - chief executive officer
    É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte
  • CFO - chief financial officer
    Um nome mais sofisticado para diretor de finanças
  • Chairman
    Presidente do conselho que dirige a empresa
  • CHRO - chief human resources officer
    É o cargo de diretor de recursos humanos
  • CIO - chief information officer
    Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal
  • CKO - chief knowledge officer
    É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las
  • Clima organizacional
    É o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários
  • CLO - chief learning officer
    Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização
  • CMM
    Capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software
  • CMO - chief marketing officer
    A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios
  • Coaching
    Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos
  • Commodity
    Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional
  • Compliance
    Agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Através das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação a política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas
  • Consumer relationship Management
    Gerenciamento das relações com o cliente
  • Consumer understanding
    Conhecimento profundo a respeito dos clientes
  • COO - chief operating officer
    Executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs
  • Core business
    Negócio principal da empresa
  • Corporate purpose
    Objetivo da empresa
  • Counseling
    Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira
  • Country-manager
    Diretor-geral para o país
  • CRO - chief risk officer
    Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação
  • CSO - chief security officer
    Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia
  • CTO - chief technology officer
    Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico
  • Data-base marketing
    Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa
  • Deadline
    Data limite. Data, dia ou hora, em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou liquidada
  • Downsizing
    Redução no número de funcionários da empresa
  • Dumping
    Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos (muitas vezes com preços de venda inferiores ao preço de produção) por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado
  • EBITDA
    Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization - ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. O termo é seguido por um número que representa os ganhos da empresa em um determinado período permitindo portanto análise da performance financeira de tal empresa
  • Educação continuada
    Cursos de aperfeiçoamento referentes à atividade do funcionário. Pode incluir a pós-graduação
  • E-learning
    Aprendizagem realizada através da Internet. Ensino ou formação a distância.
  • Empowerment
    Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais
  • Endomarketing
    É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos
  • Entrepreneur
    Empresário
  • Expertise
    Conhecimento técnico
  • ERPs
    Sistemas de gestão empresariais
  • Factoring
    Prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão
  • Feedback
    É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado.
  • Fine tuning
    Sintonia fina, calibragem
  • Follow-up
    Dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram
  • Forecast
    Previsão
  • Gap
    Intervalo
  • Hands-on
    Com participação ativa
  • Headcount
    Número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa
  • Headhunter
    Caça-talentos do mundo corporativo
  • In-loco
    No lugar em que determinada coisa acontece
  • Inclusão digital
    É dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet
  • Inclusão social
    É a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas
  • Income
    Renda
  • Income Tax
    Imposto de renda
  • Insight
    Percepção, estalo. Momento em que novas idéias surgem
  • Intranet
    Rede de comunicação interna e exclusiva das empresas
  • Intrapreneur (não confundir com entrepreneur)
    Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente
  • Job rotation
    Rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha
  • Join Venture
    Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica
  • Kick-off
    Dar o primeiro passo, começar
  • Know-how
    Conhecimento
  • L.L.M
    Master of Laws, mestrado em direito
  • Market share
    Fatia de mercado
  • Markup
    É um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista)
  • MBA in company
    MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico
  • MBA
    Sigla em inglês para Master in Business Administration. É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas
  • Mentoring
    Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira
  • Merchandising
    Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia[media] impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos.
  • Meritocracia
    Sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal
  • Nepotismo
    Favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder
  • Networking
    Construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação
  • Newsletter
    Boletim de notícias
  • Outplacement
    Serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira
  • Outsourcing
    Terceirização
  • Overhead
    Despesas operacionais
  • Paradigma
    Um exemplo que serve como modelo; padrão
  • Performance
    Palavra inglesa que significa atuação e desempenho
  • Player
    Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação.
  • Presenteísmo
    Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer
  • Pro forma
    Apenas por formalidade
  • Reengenharia
    Mudança nos processo internos de uma empresa
  • Resiliência
    Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças
  • Responsabilidade social
    Atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade à qual está inserido
  • RH
    Sigla de recursos humanos (departamento responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e conflitos na empresa)
  • ROI
    Return of Investiment - Tempo necessário para o retorno do investimento
  • Sales manager
    Gerente de vendas
  • Sinergia
    Ação positiva e simultânea de um grupo de pessoas na realização de uma atividade
  • Skill
    Habilidade
  • Spread
    Taxa de risco
  • Stakeholders
    Partes / grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade
  • Start up
    Início da operação
  • Stand-by
    No aguardo
  • Status-quo
    Situação atual do ambiente interno da empresa, principalmente no que diz respeito aos processos internos.
  • Supply chain management
    Gerenciamento de cadeia de abastecimento
  • Target
    Alvo
  • TI
    Sigla de tecnologia da informação
  • Top of Mind
    Refere-se a marca ou produto mais lembrado espontaneamente
  • Toró de palpites
    Tradução bem brasileira do termo inglês brainstorm, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos
  • Trend
    Tendência
  • Turnover
    Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia
  • Workaholic
    Pessoa viciada em trabalho
  • Workshop
    Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho

0 comentários:

© 2008 Por *Templates para Você*