O perfil do líder do futuro

Três, quatro, seis meses, um ano, cinco anos... Essa visão faz com que seja uma pessoa diferenciada, o que se reflete em todas as suas ações e no seu impacto sobre os outros.

Quem, então, poderá tornar-se líder no futuro?
Acredito que ele deve ter, no mínimo, as oito características a seguir:



IMPLEMENTA SUA VISÃO DE FUTURO SEM MEDO
Outra característica marcante do grande líder é a capacidade de agir e promover a ação de todos sem medo. Ele não teme a rejeição ou o fracasso, porque tem consciência de sua missão, valores e capacidade de implementação. Além disso, aprende a transformar o fracasso em feedback, fundamental para seus próximos passos. O líder do futuro sempre faz a si mesmo aquelas perguntas mágicas: "O que eu faria se não houvesse nenhuma possibilidade de erro ou fracasso? O que eu faria se tivesse a certeza absoluta de que, seja qual for a minha ação, o sucesso está garantido?" Tendo a resposta dessas perguntas, o líder já sabe o que deve fazer.

CONHECE SEUS VALORES E OS VIVENCIA
O líder do futuro conhece seus valores e os vivencia. Reconhece suas falhas e pede desculpas. Assume a responsabilidade pelos erros de sua equipe e repassa os créditos do sucesso a seus seguidores. Ele cumpre o que promete aos seus liderados, mesmo que com isso tenha de se desgastar com seus chefes e com a sua empresa.
Numa época em que a liderança se tornou tão importante quanto rara nas empresas, cada vez mais emergem questões como: “Quem serão os líderes do futuro? Que características devem predominar nas pessoas que vão guiar e inspirar seguidores dentro e fora do ambiente de trabalho?”

Tenho a convicção de que o perfil dos futuros líderes será muito diferente do que vimos até hoje. O autoconhecimento, o reconhecimento das emoções e o equilíbrio serão as qualidades mais valorizadas. Para ter uma idéia da importância do tema hoje, duas pesquisas podem ser ressaltadas. A primeira levantou a seguinte pergunta: “O que torna uma empresa um lugar ruim para trabalhar?” Representativos 64% das pessoas responderam: "Líderes despreparados".
Isso faz com que não seja surpreendente a segunda pesquisa. Em levantamento feito pelo Fórum
Ibero-Americano de Treinamento e Desenvolvimento, 63,5% dos entrevistados (profissionais de Recursos Humanos) colocam a liderança como tema prioritário
de treinamento para 2004.


CONHECE A SI MESMO
O líder do futuro sabe quais são seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Entende que pode controlar suas emoções e, com isso, gerenciar a própria motivação e a dos seus seguidores. Ele usa essas informações para crescer e apoiar o crescimento de todos a sua volta. Faz diariamente o teste do espelho, verificando se aquela pessoa, todas as manhãs, é quem gostaria de ser e se é o tipo de pessoa que respeita e valoriza.

SABE A SUA MISSÃO DE VIDA E TEM UMA VISÃO DE FUTURO
O líder moderno tem certeza de seu propósito de vida, de sua missão e dos efeitos que sua atuação tem ao seu redor. Sabe que foi enviado com uma missão e vai cumpri-la. Tem uma visão clara de futuro, do que quer ser, de onde e com quem quer estar nos próximos
KEYSTONE


"O líder moderno tem paixão pelo
que faz, amor pelas pessoas,
é criativo, autoconfiante e,
acima de tudo, íntegro."



É CRIATIVO
O líder moderno é criativo, não somente no sentido literal da palavra. É criativo porque pode exercer papéis diversos e se comporta de maneira diferente de acordo com as situações que se apresentam e, principalmente, com pessoas diferentes. Conhece o perfil comportamental dos seus liderados e se adapta a eles.

Alguns o consideram detalhista enquanto outros o taxam de generalista. Alguns o definem como participativo enquanto outros acham que ele concentra as
decisões. A frase de Edgar Schein resume muito bem esse conceito: "O líder do futuro será uma pessoa que pode conduzir e seguir, ser central e marginal, estar hierarquicamente acima e abaixo, ser individualista e membro da equipe e, acima de tudo, ser um eterno
aprendiz..."

É UM COACH
O líder de amanhã é um excelente coach. Como diz Jack Welch: "No futuro, pessoas que não forem coaches não serão promovidas. Gestores que forem coaches serão a regra". O que é ser um líder coach?
Significa uma mudança brusca com relação ao comportamento da maioria dos líderes atuais. Quer dizer liderar por meio de perguntas e não de respostas, e colocar-se em condição de igualdade com seus liderados. Significa também pressupor que todos têm dentro de si um potencial ilimitado. É conhecer e respeitar a missão, valores e objetivos de cada um dos
seus seguidores. Para que isso seja possível, esse líder necessita ter três qualidades marcantes: autoconfiança, paixão pelo que faz e amor pelas pessoas. São características que permitem ao líder se colocar em uma posição de igualdade com seus seguidores, sem medo de ser desrespeitado, superado ou desqualificado.

TEM UMA VIDA EQUILIBRADA
O novo líder tem uma vida equilibrada. Ele sabe que liderança não é um conceito que se aplica
somente ao trabalho: é um líder em sua família, em sua comunidade, na busca pela espiritualidade e pela saúde.

TEM INTEGRIDADE
Por último, o mais importante. O mundo tem acompanhado a queda de grandes empresas e de
grandes "líderes" em função de condutas duvidosas. O líder de sempre, porém, não se deixa levar por tentações. Integridade não tem meio-termo.

Autor: Arthur Diniz é economista, tem MBA pela Columbia
Business School, Certificado Internacional de Coaching
pela Lambent e pela Erickson College, no Canadá, e
curso de extensão em Coaching Estratégico pela FIAUSP.
É fundador e dirige a Crescimentum-Coaching for
Performance (www.crescimentum.com.br)

0 comentários:

© 2008 Por *Templates para Você*