Confira as palavras de termos que deixam você pertubado na reunião de diretoria, ou nos cursos de aperfeiçoamento que participa.
- Absenteísmo
Falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde - Approach
Abordagem - Avaliação 180 graus
É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe - Avaliação 360 graus
Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa - B2B
Sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor - B2C
Business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet - Benchmark
Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas - Board
Conselho diretor - Bônus
Premiação em dinheiro concedida aos funcionários - Brainstorm: literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias
- Branding
É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa - Break even point
O momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram - Breakthrough
Trata-se de um avanço em determinada área - Briefing
Todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação - Broad band
Banda larga - Budget
Orçamento - Business Plan
Plano de negócios - Business Unit
Unidade de Negócios - BUMO
Sigla de Brand Used Most Often - refere à marca ou produto mais utilizado, ou mais frequente - Buying in
Compra (de uma empresa, por exemplo) - C2C
Customer to customer - venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre - Case
Estudo de caso, normalmente abordado em empresas - Cash
Dinheiro vivo - CEO - chief executive officer
É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte - CFO - chief financial officer
Um nome mais sofisticado para diretor de finanças - Chairman
Presidente do conselho que dirige a empresa - CHRO - chief human resources officer
É o cargo de diretor de recursos humanos - CIO - chief information officer
Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal - CKO - chief knowledge officer
É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las - Clima organizacional
É o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários - CLO - chief learning officer
Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização - CMM
Capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software - CMO - chief marketing officer
A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios - Coaching
Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos - Commodity
Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional - Compliance
Agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Através das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação a política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas - Consumer relationship Management
Gerenciamento das relações com o cliente - Consumer understanding
Conhecimento profundo a respeito dos clientes - COO - chief operating officer
Executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs - Core business
Negócio principal da empresa - Corporate purpose
Objetivo da empresa - Counseling
Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira - Country-manager
Diretor-geral para o país - CRO - chief risk officer
Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação - CSO - chief security officer
Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia - CTO - chief technology officer
Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico - Data-base marketing
Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa - Deadline
Data limite. Data, dia ou hora, em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou liquidada - Downsizing
Redução no número de funcionários da empresa - Dumping
Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos (muitas vezes com preços de venda inferiores ao preço de produção) por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado - EBITDA
Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization - ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. O termo é seguido por um número que representa os ganhos da empresa em um determinado período permitindo portanto análise da performance financeira de tal empresa - Educação continuada
Cursos de aperfeiçoamento referentes à atividade do funcionário. Pode incluir a pós-graduação - E-learning
Aprendizagem realizada através da Internet. Ensino ou formação a distância. - Empowerment
Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais - Endomarketing
É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos - Entrepreneur
Empresário - Expertise
Conhecimento técnico - ERPs
Sistemas de gestão empresariais - Factoring
Prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão - Feedback
É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado. - Fine tuning
Sintonia fina, calibragem - Follow-up
Dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram - Forecast
Previsão - Gap
Intervalo - Hands-on
Com participação ativa - Headcount
Número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa - Headhunter
Caça-talentos do mundo corporativo - In-loco
No lugar em que determinada coisa acontece - Inclusão digital
É dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet - Inclusão social
É a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas - Income
Renda - Income Tax
Imposto de renda - Insight
Percepção, estalo. Momento em que novas idéias surgem - Intranet
Rede de comunicação interna e exclusiva das empresas - Intrapreneur (não confundir com entrepreneur)
Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente - Job rotation
Rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha - Join Venture
Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica - Kick-off
Dar o primeiro passo, começar - Know-how
Conhecimento - L.L.M
Master of Laws, mestrado em direito - Market share
Fatia de mercado - Markup
É um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista) - MBA in company
MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico - MBA
Sigla em inglês para Master in Business Administration. É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas - Mentoring
Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira - Merchandising
Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia[media] impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos. - Meritocracia
Sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal - Nepotismo
Favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder - Networking
Construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação - Newsletter
Boletim de notícias - Outplacement
Serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira - Outsourcing
Terceirização - Overhead
Despesas operacionais - Paradigma
Um exemplo que serve como modelo; padrão - Performance
Palavra inglesa que significa atuação e desempenho - Player
Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação. - Presenteísmo
Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer - Pro forma
Apenas por formalidade - Reengenharia
Mudança nos processo internos de uma empresa - Resiliência
Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças - Responsabilidade social
Atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade à qual está inserido - RH
Sigla de recursos humanos (departamento responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e conflitos na empresa) - ROI
Return of Investiment - Tempo necessário para o retorno do investimento - Sales manager
Gerente de vendas - Sinergia
Ação positiva e simultânea de um grupo de pessoas na realização de uma atividade - Skill
Habilidade - Spread
Taxa de risco - Stakeholders
Partes / grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade - Start up
Início da operação - Stand-by
No aguardo - Status-quo
Situação atual do ambiente interno da empresa, principalmente no que diz respeito aos processos internos. - Supply chain management
Gerenciamento de cadeia de abastecimento - Target
Alvo - TI
Sigla de tecnologia da informação - Top of Mind
Refere-se a marca ou produto mais lembrado espontaneamente - Toró de palpites
Tradução bem brasileira do termo inglês brainstorm, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos - Trend
Tendência - Turnover
Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia - Workaholic
Pessoa viciada em trabalho - Workshop
Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho
0 comentários:
Postar um comentário